sábado, 17 de janeiro de 2009

ABERTURA - Sejam Bem Vindos!




Salve caríssimos!



Bem Vindos ao “memorabilia gay”!!!
Um blog que visa fazer um resgate da história da arte do transformismo por meio do registro das biografias pessoais e profissionais dos artistas e de personalidades do mundo LGBT de Porto Alegre no Rio Grande do Sul de maneira particular e também do Brasil de forma mais geral, assim como tentar trazer um pouco de informações e acontecimentos da chamada homocultura (ou cultura queer, como preferirem!).
A idéia deste blog (que não é exatamente um blog pessoal, do tipo diário) é que ele tenha uma “cara” mais profissional, algo como um pré-site, na intenção de desenvolver, aos poucos, esse projeto de resgate e conservação da história e da memória da arte transformista.
Me dei conta dessa necessidade, ao ser convidado a desenvolver uma coluna no antigo site Angel Loiro, de propriedade de um grande amigo meu, Lucas Vieira. Essa coluna trataria das biografias e memórias de grandes personalidades do universo gay, fossem elas artistas ou militantes do movimento. Aconteceu que, ao pesquisar minha primeira biografia, a de Erick Barreto, grande ator-transformista pernambucano que residiu no Rio de Janeiro, percebi que nada de sua vida existia na rede. A não ser uns poucos vídeos seus postados no YouTube, de antigos programas do SBT. Aqueles de concursos de dublagem apresentados por Sílvio Santos e que foram febre nos anos 80 e 90 e que parecem estar voltando à telinha, mas não com o mesmo entusiasmo e glamour de antes.
Por isso, então, pensei na necessidade de criar um espaço, mesmo que ainda virtual, mas que sirva para propiciar esse resgate, registrar a memória homo e assim, tentar minimizar tanto o preconceito com a arte transformista, de maneira particular, que sempre foi considerada uma arte menor, como valorizar a homocultura de uma maneira geral.
Penso que a chamada arte transformista, sendo uma forma de cultura própria de um grupo (no caso, os gays), nos remetendo a suas simbologias, seus códigos, seus mitos, seu cosmos, precisa de mais valorização, de um reconhecimento por parte da sociedade em geral, e da própria comunidade gay em particular, dada sua importância não só como forma de expressão, arte e entretenimento, mas, principalmente porque serve de trabalho e sustento material a muitos artistas, movimentando um mercado de consumo e oferta de bens e serviços que extrapola os limites dos “guetos” homossexuais e “reverbera” na sociedade como um todo.
Bom... de início acho fundamental começarmos por alguns esclarecimentos, algumas explicações que se fazem muito necessárias, que passarei a dar nas próximas postagens. Como por exemplo, o que vem a ser exatamente o transformismo? É apenas um hábito? É uma arte? E essa tal arte transformista de onde vem? Qual sua história? São tantos os questionamentos a cerca do assunto, são tantas as confusões conceituais... até porque não há exatamente muita literatura a respeito, principalmente científica, para dar um pouco mais de confiança em textos que possam vir a definir o que é ser um transformista. E na internet... NOSSA! Quanta besteira se encontra a cerca da definição do transformismo em comentários, em pretensiosas webenciclopédias (sim, estou falando da tão venerada Wikipédia, que para mim não é nada confiável) e também em outros blogs por aí. Caros colegas blogueiros, mais cuidado no que postam. É muita confusão! Diria, até, maquiando certo preconceito. Afinal, desinformação sempre pode gerar preconceitos, não é mesmo?!
Agora vocês podem se perguntar: -"Se ainda não há literatura científica para estabelecer um embasamento conceitual a respeito, quem é este blogueiro para tratar do assunto e tentar explicar algo?" Simples! Em primeiro lugar, a confusão começou com a própria ciência e por isso não é ela a mais embasada para tratar do assunto, por isso trarei a voz dos próprios artistas (quem melhor para falar do assunto?). Em segundo lugar, sou ator, cientista social pesquisador do Movimento LGBT e da homocultura, assim como alguém que convive há 21 anos com artistas transformistas na noite de Porto Alegre e talvez o primeiro a começar a tratar do assunto como um todo na internet. Me corrijam se estiver errado!
Pretensioso eu? Imagina!!! (risos)
Comecemos juntos, então, esta viagem por mundos glamourosos, coloridos e purpurinados! E até a próxima postagem!

3 comentários:

  1. Chiquééééééérrimoooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!
    Ideia, MARA, projeto MARA, blog MARA, meu amigo, meu amado, meu irmão, MARAAAAAAAAAAAAAAAAA!
    Sucesso, dear, eu estarei aqui!
    Bêjos

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Projeto maravilhoso mesmo! Sò podia ser uma idéia tua, querido! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. queria saber o ano e a causa da morte de Erick Barreto, desde ja parabens pelo a iniciativa meu email é siloel@hotmail.com

    ResponderExcluir